Os Florais no regresso à escola

O Propósito da Alma e os Florais
Agosto 25, 2021

 

Todos os anos, mais ou menos na mesma altura, depois dum período de férias, o ritual repete-se… É hora de retornar à escola!

Para algumas crianças, será a primeira vez, mesmo tendo apenas alguns meses de idade, para outras trata-se duma repetição, mas nem por isso, isenta de algum stress e fortes emoções.

Cada criança tem a sua forma muito própria de reagir aos novos eventos da sua vida, umas ficam ansiosas, outras com medo, algumas agitadas, outras inseguras… As emoções variam por diferentes motivos, pelas experiências anteriores, se a criança obteve sucesso, se tem amigos, ou se as vivências da escola não foram as melhores, ela irá “fechar-se”, retrair-se.

Por outro lado, o emocional das crianças é fortemente influenciado pelas projecções, expectativas dos pais. Quanto mais pequena for a criança, mais influência os pais exercem no seu aspecto emocional. Os pais projectam muito as memórias das suas vivências escolares para os seus filhos, sem se aperceberem.

Quanto mais consciência o adulto tiver deste facto, mais alivia e ameniza o “peso” da Escola na vida da criança.

Neste momento particular que atravessamos, todos esses aspectos se acentuam, há uma série de restrições e condicionamentos que podem tornar o regresso à escola como algo dramático e muito pouco prazeroso. O nível do trauma que advirá de todos os condicionamentos que se vivem, só mais tarde serão conhecidos. Compete aos adultos ajudarem a minimizar o mais possível os constrangimentos e situações mais potencializadoras de gerar trauma profundo nas crianças, por isso, aconselho sempre, os adultos a auto observarem-se para, em consciência atenderem às necessidades das crianças.

 

COMO É QUE OS FLORAIS PODEM AJUDAR?

Os Florais vão ajudar a criança/ jovem a:

  • gerir as suas emoções;
  • adaptar-se a novas rotinas, a colegas, a mudança de ambiente;
  • enfrentar os medos e as inseguranças;
  • lidar com a separação da mãe/pai;
  • acalmar a irritação, a ansiedade e o nervosismo;
  • a dormir mais tranquila;
  • a focar nas aprendizagens;
  • e em muitas outras situações,

para tal é importante procurar-se o aconselhamento de um Terapeuta Floral especializado.

Os Florais podem ser utilizados com toda a segurança por crianças e bebés. Não têm contraindicações, não têm princípios químicos activos, não se trata de medicamentos. A OMS reconheceu as Essências Florais do Dr. Bach e os seus efeitos curativos, em 1976.

 

EnglishPortuguese